Boost Talks

As BOOST TALKS, disponíveis em todas as plataformas de áudio e no Youtube, abordam temas emergentes do empreendedorismo através da partilha de conhecimento e experiência de incríveis convidados que, com o seu entusiasmo e o da host Isabel Silva, serão o Boost que tu precisas!

Isabel Silva, é um rosto conhecido da televisão portuguesa e uma presença ativa nas redes sociais, através das quais promove um estilo de vida saudável e equilibrado. Para além de apresentadora é também criadora de conteúdos, maratonista e uma empreendedora de sucesso.

#1 Empreendedorismo Criativo
Mr. Dheo e André Miranda

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com André Miranda, founder & CEO da Musiversal, e Mr. Dheo, street artist, dois criativos que partilharam como se mantém a alma do artista, empreendendo com estabilidade e sucesso.

São vários os tópicos abordados, tais como a importância do talento e da paixão como ‘combustível’ para a criação de negócios nas indústrias criativas. Nesta talk ficou evidente que…

  • Um negócio criativo é mais do que corresponder ao ímpeto criativo, é partilhar o talento respondendo à procura do mercado.
  • A estabilidade económica de um artista permite-lhe criar de forma mais livre e dedicada!
  • Um artista empreendedor necessita de visão, perseverança, resiliência, pragmatismo, e de um ‘sexto sentido’ desperto para as oportunidades.
  • Todas as interações são importantes para transmitir o conceito do produto e demonstrar o impacto que este pode gerar!
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#2 Work-Life Balance no Empreendedorismo
Madalena Carey & Sílvia Nunes

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Madalena Carey, fundadora da Happiness Business School, e com Sílvia Nunes, diretora na Michael Page Portugal e Host do podcast Profiler, sobre o que deve ser o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e o seu impacto.

Nesta talk inspiradora, as convidadas partilharam a sua visão e experiência sobre um tema premente e transversal, ao qual os empreendedores não podem ser indiferentes. Destaca-se que…

  • A ordem de prioridades a privilegiar deve ser: Nós próprios, a nossa vida pessoal e só depois o trabalho… 
  • Apenas com a experiência, é possível reconhecer qual o ponto de equilíbrio para a nossa vida e aprender a geri-lo!
  • O trabalho é para viver e não o inverso…
  • Tanto no empreendedorismo como no intraempreendedorismo, a flexibilidade é uma aliada da produtividade por proporcionar um maior equilíbrio de vida, mais saúde e mais felicidade!
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#3 Mentalidade de Alta Competição e Empreendedorismo
Marta Pen e Miguel Vieira

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Miguel Vieira, judoca de alta competição, e com Marta Pen, detentora do recorde nacional da milha corrida, ambos atletas de alta competição e referências inspiradoras e bem-sucedidas no panorama desportivo nacional e internacional.

O desporto de alta competição e o empreendedorismo não só partilham várias características comuns como a prática desportiva pode potenciar a melhor performance do empreendedor. Durante esta talk, vais reparar que…
– Tanto os atletas como os empreendedores têm vulnerabilidades e desafios para ultrapassar – para isso, é importante rodearem-se de apoio (o Miguel, por exemplo, conta com o Cocas, que também podes conhecer no vodcast deste episódio).
– Em ambas as realidades, a competição é o desafio que estimula a melhor versão – do atleta, do empreendedor e mesmo do negócio!

No âmago do sucesso no desporto, assim como no empreendedorismo, é fundamental encontrar a área em que podemos fazer a diferença – normalmente vinculada àquilo que mais nos apaixona…

Para além da meta, o foco deve estar também no processo e no percurso para nos realizarmos!·
A prática desportiva ativa e desenvolve características essenciais do espírito empreendedor…

627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#4 Investimento e financiamento: a raiz do sucesso ou um plus?
Isabel Neves

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Isabel Neves, Empresária e Founder do Business Angels Club de Lisboa.

Nesta conversa, tivemos a oportunidade de perceber que…

  • Os business angels não investem somente money, investem smart money, diferenciando-se assim dos restantes investidores.
  • Os business angels ambicionam crescer com o projeto e, para a sua concretização, investem o seu tempo e know how, e recorrem à sua rede de contactos para conseguir reunir todos os elementos necessários para que o projeto se concretize.
  • Os negócios devem ser disruptivos – a inovação encontra-se na criação de algo inédito, seja um produto ou serviço, seja uma nova forma de o apresentar ao mercado.
  • Um empreendedor precisa estar atento às tendências sociais, económicas e políticas, pois são estas que determinam alterações dos padrões de consumo.
  • Quem empreende, precisa saber escutar! Estar recetivo a críticas, questões desafiantes e constantes dos experts da área ou de outras relacionadas, evitará erros e favorecerá o desenvolvimento do negócio.
  •  “Qual é o problema que vai resolver?”, “Para que mercado se vai destinar?” e “Como é que vou transformar esta ideia num negócio?” – são as primeiras etapas para desenvolver uma ideia, às quais se segue a questão sobre “que recursos preciso para transformar a minha ideia num negócio?”
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#5 Empreendedorismo Científico
Isabel Rocha

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Isabel Rocha, Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora das áreas de Investigação, Inovação e Criação de Valor.

Nesta conversa pedagógica e inspiradora, ficou claro que…

  • O empreendedorismo em Portugal está muito bem posicionado a nível internacional, sendo disso exemplo o facto de contar com uma das universidades mais empreendedoras da Europa;
  • Os empreendedores da área científica precisam de capacitação em outras disciplinas fulcrais para o desenvolvimento da sua ideia de negócio, como por exemplo Direito ou Gestão.
  • É importante que os empreendedores consigam estabelecer uma relação de proximidade com entidades que os possam apoiar no seu processo empreendedor;
  • A propriedade intelectual merece a atenção dos empreendedores, que devem procurar salvaguardar os seus direitos;
  • Muitos dos medicamentos a que temos hoje acesso, nasceram nas bancadas das Universidades, que são autênticos polos de investigação e inovação científica!
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#6 Espírito Empreendedor – do propósito à realização
Bruno Osório e Fernando Fraga

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Bruno Osório, CEO da Adamastor Studio, e Fernando Fraga, um espírito empreendedor, sobre o propósito que conduz ao empreendedorismo e à realização, e como este motiva e deve integrar todo o processo de desenvolvimento do negócio.

Avança com as tuas ideias porque…

  • A paixão pela ideia de negócio, pelo serviço ou produto é uma força motriz para o sucesso do processo empreendedor.
  • “O que faz falta?” é a questão a que um empreendedor pode e deve procurar responder quando pretende iniciar o desenvolvimento de uma ideia de negócio.
  • A “travessia do deserto” é um percurso comum dos empreendedores, é a fase em que as dúvidas e hesitações sobre o caminho que estão a seguir surgem.
  • Um empreendedor tem de aceitar os seus erros e, sempre que possível, partilhá-los – todos os empreendedores vivenciam dificuldades – os sucessos são, per se, enganadores!
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#7 Economia Azul: Oportunidades e Desafios
Rúben Eiras

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Ruben Eiras, Secretário-Geral do Fórum Oceano, sobre economia azul sustentável, o futuro do Mar e de que forma é que as startups podem nascer neste setor.

Nesta talk pedagógica e informativa, percebemos que…

  • Atualmente, em Portugal, a economia do mar representa uma empregabilidade de cerca de 4% e um Produto Interno Bruto de 5%, ambos com elevado potencial de crescimento;
  • A par das atividades tradicionais – como a pesca, a aquacultura, o transporte, o turismo, etc. – existe um conjunto de atividades emergentes, fruto dos avanços tecnológicos e científicos – por exemplo, a energia e a biotecnologia azul aplicada às áreas alimentar, cosmética e farmacêutica – que oferecem uma variedade de oportunidades ao empreendedorismo;
  • O Fórum Oceano promove o desenvolvimento da economia do mar e rege-se pela estratégia DDC – digitalizar, descarbonizar e circularização – para o fomento e apoio ao surgimento de novos modelos de negócio e startups, que se rejam pelos mesmos valores!
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#8 De Portugal para o Mundo: A Internacionalização
Carlos Coelho

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Carlos Coelho, Founder & CEO da Ivity Brand Corp e da Associação Portugal Genial, sobre a importância de sonhar e de ter ambições à escala internacional.

Nesta talk inspiradora, percebemos que

  • Poesia e economia, por esta ordem. Antes de pensares no negócio em si, como o vais rentabilizar e construir os alicerces para que tenha sucesso, sonha com o projeto, com o que queres e tem a coragem de o perseguir;
  • Portugal tem de se valorizar e reconhecer o seu potencial – é necessário praticar preços mais altos, se forem justos, e apostar na internacionalização da nossa marca;
  • O consumidor final relaciona-se com a qualidade de produto, com a marca e com a qualidade percebida – é por isto que o marketing, ao estabelecer esta relação, é tão importante;
  • O consumidor final atribui valor à funcionalidade, estética, afetividade e ao enquadramento social das marcas e dos seus produtos.
  • Existe tendência para uma nova exigência: as marcas têm de explicar “o que andam aqui a fazer”, como são sustentáveis, que impacto têm no Mundo;
  • Quem quer ser empreendedor, tem de estar preparado para passar um dia inteiro a ouvir “nãos” e regressar no dia seguinte à espera dos “sins”.
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#9 Comunicar no Empreendedorismo
Carla Rocha

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Carla Rocha, apresentadora de rádio, consultora e empresária, sobre a importância da comunicação no empreendedorismo, ou, por outras palavras, sobre uma competência imprescindível para os empreendedores –saber comunicar. Esta talk oferece uma visão construtiva sobre a comunicação…

  • “Um bom comunicador constrói-se com tempo, com persistência e com consciência”.
  • Os empreendedores, para serem bem-sucedidos, precisam de ser ou de se tornarem bons storytellers.
  • Na iminência de uma reunião com um investidor, business angel ou cliente, os empreendedores devem preparar a sua narrativa em torno da questão ‘o que é que eu gostava que aquelas pessoas soubessem, fizessem e sentissem?’
  • A preparação de um pitch precisa percorrer três etapas: organizar (estruturar, pensar na audiência, sintetizar a informação), colorir (partilhar, por exemplo, as tentativas e os erros até alcançar aquele momento, ou o porquê da dedicação a determinada ideia)
  • e entregar (utilizar uma linguagem clara e correta, abordar o projeto com entusiasmo e paixão) – método da Carla Rocha!
  • Quanto mais comunicares, melhor comunicarás – o teu primeiro pitch será certamente pior do que os seguintes – treina e experimenta diferentes formas de apresentares a tua startup ou ideia!
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#10 (Des)Centralizados: Oportunidades e Desafios do Interior
Sónia Jerónimo

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Sónia Jerónimo, Co-fundadora & CEO da GO IT Concept e Embaixadora da Fábric@ Empreendedorismo do Município de Seia, sobre as oportunidades e os desafios de empreender no interior.

Esta talk traz uma nova perspetiva sobre o interior…

  • As tecnologias são aliadas do empreendedorismo nas regiões do interior.
  • Empreender no interior permite uma verdadeira integração entre a vida pessoal e familiar e a vida profissional.
  • Para o seu desenvolvimento, as necessidades do interior passam por ter mais investidores e mentores, por projetar a visibilidade das suas marcas, pelo incentivo por parte da administração central e local para a fixação de pessoas altamente qualificadas no interior!
  • O empreendedorismo no interior contribuí para existirem cada vez mais oportunidades para os jovens que nasceram e/ou querem viver no interior.
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#11 Economia Circular e Sustentabilidade
Nuno Jorge

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Nuno Brito Jorge, Cofundador e Diretor Executivo da GoParity, acerca da importância de criarmos projetos com impacto positivo no Mundo. Quando a sustentabilidade está no âmbito de diversos debates da atualidade, nesta talk encontras guidelines para modelos de negócio sustentáveis…

  • Se queres criar um negócio, pensa para além do dinheiro – no impacto que queres criar, no propósito que te move e naquilo que pode proporcionar aos outros;
  • É normal que, enquanto jovem empreendedor e numa fase inicial, não possuas o dinheiro para investir na tua ideia – para além de investidores ou business angels, fala com as pessoas que te rodeiam, pode ser que alguma delas queira e possa investir no teu projeto!
  • As empresas têm de deixar de ver a sustentabilidade como um “custo” – é importante melhorar a literacia ambiental e sustentável, não só por parte das empresas, como de todas as pessoas!
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#12 Empreendedorismo Verde 
Andreia Fernandes

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Andreia Fernandes, Country Director da InnoEnergy Portugal, que nos recordou a importância do intraempreendedorismo, no trabalho por conta de outrem, antes mesmo de iniciar um negócio próprio. Nesta conversa foi-nos possível aprender que…

  • A energia é um pilar para todas as sociedades, porque precisamos de energia e cada vez mais iremos consumi-la!
  • Em 2050, prevê-se que 70% da população mundial esteja concentrada em áreas urbanas e é preciso antecipar as soluções para o consumo de energia. São desafios societais que vão acontecer e em que a energia terá um papel muito relevante.
  • O mercado de inovação tem de estar preparado para aceitar produtos que não são perfeitos, mas que são tendencialmente mais caros.
  • A exposição é fulcral pois se não tem suficiente visibilidade, é um produto que não existe!
  • A colaboração é essencial – os empreendedores devem munir-se de pessoas que sejam especializadas nas áreas em que têm menos conhecimentos.
  • Nos dias de hoje, um empreendedor é mais do que tudo um empreendedor social – tem de pensar para além da fronteira da sua ideia, da sua empresa, do seu produto – aos custos de produção têm de ser somados os custos sociais e os custos ambientais, porque as alterações climáticas são uma realidade!
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White
#13 Unicórnio Lifestyle: do Mito à Realidade
Guilherme Pinheiro

Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Guilherme Pinheiro, Vice-Presidente Regional da EMEA Sul da Talkdesk, sobre o que é trabalhar numa empresa unicórnio e como acelerar e gerir o êxito de uma startup.

Nesta talk inspiradora, tivemos a oportunidade de perceber que…

  • As startups avaliadas em mil milhões de euros, antes de abrirem o seu capital em bolsa de valores, são consideradas unicórnios;
  • Quando uma startup começa a crescer muito rápido, é normal que seja necessário repensar os processos – os empreendedores, que se reconheçam nesta fase, precisam definir prioridades e criar uma estrutura onde cada um tenha conhecimento claro das suas tarefas;
  • Os empreendedores precisam delegar – não sabem nem conseguem fazer tudo, mas podem selecionar a equipa!
  • Apesar de Portugal ter elevado potencial na criação de produtos, é necessário apostar na capacidade de vender: se é verdade que o desenvolvimento do produto é importante, os empreendedores devem também focar-se na sua visibilidade para que se tornem rentáveis! 
627b94685a3e2ac874a7573c
Spotify_Logo_RGB_White