Boost Talks

As BOOST TALKS, disponíveis em todas as plataformas de áudio e no Youtube, abordam temas emergentes do empreendedorismo através da partilha de conhecimento e experiência de incríveis convidados que, com o seu entusiasmo e o da host Isabel Silva, serão o Boost que tu precisas!
Isabel Silva, é um rosto conhecido da televisão portuguesa e uma presença ativa nas redes sociais, através das quais promove um estilo de vida saudável e equilibrado. Para além de apresentadora é também criadora de conteúdos, maratonista e uma empreendedora de sucesso.
#1 Empreendedorismo Criativo
Mr. Dheo e André Miranda
Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com André Miranda, founder & CEO da Musiversal, e Mr. Dheo, street artist, dois criativos que partilharam como se mantém a alma do artista, empreendendo com estabilidade e sucesso.
São vários os tópicos abordados, tais como a importância do talento e da paixão como ‘combustível’ para a criação de negócios nas indústrias criativas. Nesta talk ficou evidente que…
- Um negócio criativo é mais do que corresponder ao ímpeto criativo, é partilhar o talento respondendo à procura do mercado.
- A estabilidade económica de um artista permite-lhe criar de forma mais livre e dedicada!
- Um artista empreendedor necessita de visão, perseverança, resiliência, pragmatismo, e de um ‘sexto sentido’ desperto para as oportunidades.
- Todas as interações são importantes para transmitir o conceito do produto e demonstrar o impacto que este pode gerar!
-
-
#2 Work-Life Balance no Empreendedorismo
Madalena Carey & Sílvia Nunes
Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Madalena Carey, fundadora da Happiness Business School, e com Sílvia Nunes, diretora na Michael Page Portugal e Host do podcast Profiler, sobre o que deve ser o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e o seu impacto.
Nesta talk inspiradora, as convidadas partilharam a sua visão e experiência sobre um tema premente e transversal, ao qual os empreendedores não podem ser indiferentes. Destaca-se que…
- A ordem de prioridades a privilegiar deve ser: Nós próprios, a nossa vida pessoal e só depois o trabalho…
- Apenas com a experiência, é possível reconhecer qual o ponto de equilíbrio para a nossa vida e aprender a geri-lo!
- O trabalho é para viver e não o inverso…
- Tanto no empreendedorismo como no intraempreendedorismo, a flexibilidade é uma aliada da produtividade por proporcionar um maior equilíbrio de vida, mais saúde e mais felicidade!
#3 Mentalidade de Alta Competição e Empreendedorismo
Marta Pen e Miguel Vieira
Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Miguel Vieira, judoca de alta competição, e com Marta Pen, detentora do recorde nacional da milha corrida, ambos atletas de alta competição e referências inspiradoras e bem-sucedidas no panorama desportivo nacional e internacional.
O desporto de alta competição e o empreendedorismo não só partilham várias características comuns como a prática desportiva pode potenciar a melhor performance do empreendedor. Durante esta talk, vais reparar que…
– Tanto os atletas como os empreendedores têm vulnerabilidades e desafios para ultrapassar – para isso, é importante rodearem-se de apoio (o Miguel, por exemplo, conta com o Cocas, que também podes conhecer no vodcast deste episódio).
– Em ambas as realidades, a competição é o desafio que estimula a melhor versão – do atleta, do empreendedor e mesmo do negócio!
No âmago do sucesso no desporto, assim como no empreendedorismo, é fundamental encontrar a área em que podemos fazer a diferença – normalmente vinculada àquilo que mais nos apaixona…
Para além da meta, o foco deve estar também no processo e no percurso para nos realizarmos!·
A prática desportiva ativa e desenvolve características essenciais do espírito empreendedor…
#4 Investimento e financiamento: a raiz do sucesso ou um plus?
Isabel Neves
Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Isabel Neves, Empresária e Founder do Business Angels Club de Lisboa.
Nesta conversa, tivemos a oportunidade de perceber que…
- Os business angels não investem somente money, investem smart money, diferenciando-se assim dos restantes investidores.
- Os business angels ambicionam crescer com o projeto e, para a sua concretização, investem o seu tempo e know how, e recorrem à sua rede de contactos para conseguir reunir todos os elementos necessários para que o projeto se concretize.
- Os negócios devem ser disruptivos – a inovação encontra-se na criação de algo inédito, seja um produto ou serviço, seja uma nova forma de o apresentar ao mercado.
- Um empreendedor precisa estar atento às tendências sociais, económicas e políticas, pois são estas que determinam alterações dos padrões de consumo.
- Quem empreende, precisa saber escutar! Estar recetivo a críticas, questões desafiantes e constantes dos experts da área ou de outras relacionadas, evitará erros e favorecerá o desenvolvimento do negócio.
- “Qual é o problema que vai resolver?”, “Para que mercado se vai destinar?” e “Como é que vou transformar esta ideia num negócio?” – são as primeiras etapas para desenvolver uma ideia, às quais se segue a questão sobre “que recursos preciso para transformar a minha ideia num negócio?”
-
-
#5 Empreendedorismo Científico
Isabel Rocha
Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Isabel Rocha, Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora das áreas de Investigação, Inovação e Criação de Valor.
Nesta conversa pedagógica e inspiradora, ficou claro que…
- O empreendedorismo em Portugal está muito bem posicionado a nível internacional, sendo disso exemplo o facto de contar com uma das universidades mais empreendedoras da Europa;
- Os empreendedores da área científica precisam de capacitação em outras disciplinas fulcrais para o desenvolvimento da sua ideia de negócio, como por exemplo Direito ou Gestão.
- É importante que os empreendedores consigam estabelecer uma relação de proximidade com entidades que os possam apoiar no seu processo empreendedor;
- A propriedade intelectual merece a atenção dos empreendedores, que devem procurar salvaguardar os seus direitos;
- Muitos dos medicamentos a que temos hoje acesso, nasceram nas bancadas das Universidades, que são autênticos polos de investigação e inovação científica!
#6 Espírito Empreendedor – do propósito à realização
Bruno Osório e Fernando Fraga
Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Bruno Osório, CEO da Adamastor Studio, e Fernando Fraga, um espírito empreendedor, sobre o propósito que conduz ao empreendedorismo e à realização, e como este motiva e deve integrar todo o processo de desenvolvimento do negócio.
Avança com as tuas ideias porque…
- A paixão pela ideia de negócio, pelo serviço ou produto é uma força motriz para o sucesso do processo empreendedor.
- “O que faz falta?” é a questão a que um empreendedor pode e deve procurar responder quando pretende iniciar o desenvolvimento de uma ideia de negócio.
- A “travessia do deserto” é um percurso comum dos empreendedores, é a fase em que as dúvidas e hesitações sobre o caminho que estão a seguir surgem.
- Um empreendedor tem de aceitar os seus erros e, sempre que possível, partilhá-los – todos os empreendedores vivenciam dificuldades – os sucessos são, per se, enganadores!
-
-
#7 Economia Azul: Oportunidades e Desafios com Rúben Eiras
Rúben Eiras
Neste episódio das BOOST TALKS, Isabel Silva conversou com Ruben Eiras, Secretário-Geral do Fórum Oceano, sobre economia azul sustentável, o futuro do Mar e de que forma é que as startups podem nascer neste setor.
Nesta talk pedagógica e informativa, percebemos que…
- Atualmente, em Portugal, a economia do mar representa uma empregabilidade de cerca de 4% e um Produto Interno Bruto de 5%, ambos com elevado potencial de crescimento;
- A par das atividades tradicionais – como a pesca, a aquacultura, o transporte, o turismo, etc. – existe um conjunto de atividades emergentes, fruto dos avanços tecnológicos e científicos – por exemplo, a energia e a biotecnologia azul aplicada às áreas alimentar, cosmética e farmacêutica – que oferecem uma variedade de oportunidades ao empreendedorismo;
- O Fórum Oceano promove o desenvolvimento da economia do mar e rege-se pela estratégia DDC – digitalizar, descarbonizar e circularização – para o fomento e apoio ao surgimento de novos modelos de negócio e startups, que se rejam pelos mesmos
- valores!